Portal do Governo Brasileiro

Apresentação


A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é uma iniciativa do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), constituído pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA).

É uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o país visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e de seu entorno, em conformidade com as orientações expressas nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA), aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação pela Resolução CNE/CP nº 02/2012.

A Conferência é um processo pedagógico, dinâmico, de diálogos e encontros, voltado para a valorização da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela se caracteriza como um processo dinâmico de encontros e diálogos, para debater temas propostos, deliberar coletivamente e escolher os representantes que levarão as ideias consensuadas para as etapas sucessivas.

A Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representa um marco na política de Educação Ambiental do país.

De 2003 a 2013 foram realizadas quatro edições da Conferência Nacional e uma internacional. Vejam os números

 

2003 – I CNIJMA

Envolveu 15.452 escolas em todo o país, mobilizando mais de cinco milhões de pessoas em 3.461 municípios.

 

2005/2006 – II CNIJMA

Envolveu 11.475 escolas e comunidades e mais de três milhões de pessoas em 2.865 municípios

 

2009 – III CNIJMA

Aconteceu em 11.631 escolas, envolvendo mais de três milhões de participantes em 2.828 municípios.

 

2010 – CONFINT

A Conferência Internacional InfantoJuvenil Vamos Cuidar do Planeta foi realizada de 5 a 10 e junho de 2010, com 658 participantes, entre os quais 323 adolescentes de 12 a 15 anos, provenientes de 47 países.

 

2013 – IV CNIJMA

Aconteceu em 16.538 escolas, envolvendo mais de cinco milhões de participantes em 3.519 municípios

A V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente terá como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, constituindo-se em um processo pedagógico que traz a dimensão social e política da questão da Água para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, percebendo a agua em suas múltiplas dimensões.

A V Conferência Infantojuvenil será realizada em quatro etapas: Conferência na Escola, Conferência Municipal/Regional, Conferência Estadual e Conferência Nacional. As Conferências Municipais e ou Regionais serão opcionais, dependendo da definição de cada Unidade Federativa.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal