Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Encerramento da V CNIJMA é marcado por emoções e compromissos em prol da água no Brasil

Encerramento da V CNIJMA é marcado por emoções e compromissos em prol da água no Brasil

Sumaré/ SP, 19 de junho de 2018 - Com muita emoção, foi encerrada nesta segunda-feira (18) a etapa final da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA). Após atividades nas estações de conhecimento, como foram chamadas as oficinas, todas as nascentes uniram-se para formar um oceano de conhecimento no pátio externo da Estância Árvore da Vida, em Sumaré, São Paulo. Reunidos em uma grande ciranda, os participantes se emocionaram com o momento da despedida.

WhatsApp Image 2018 06 19 at 11.57.06 2

“A semente plantada aqui em cada um de vocês tem que germinar. Boas ideias nascem para germinar. Por isso, retornem à escola de vocês e compartilhem tudo o que aprenderam nesses quatro dias de conferência”, disse aos alunos o idealizador da metodologia da V CNIJMA, Edgard Gouveia. “Queremos um oceano inteiro de ideias transformadoras, formando esta grande rede para cuidar das águas do Brasil”, completou.

“Podemos ajudar o Brasil sensibilizando as pessoas sobre como utilizar a água”, disse a aluna Carla do Rio de Janeiro. “Afinal, tudo o que comemos, vestimos, qualquer coisa que se produz consome água, então devemos estar atentos ao desperdício”, disse.

Esta conscientização promovida pela conferência nos participantes é apenas um dos pontos positivos dessa experiencia. É o que pensa o acompanhante da delegação do Rio Grande do Norte Eclésio Fernandes. A primeira vez que participou da conferência infanto-juvenil Eclésio tinha 13 anos de idade. “Descobri que a conferência é mais que a conscientização em relação ao meio ambiente. Os momentos que guardo são o do cuidado com o outro, que o meio ambiente é tudo, e que todas as coisas estão integradas. Eu fui uma semente plantada muitos anos atrás e hoje tenho certeza que daqui hoje sairão muitas sementes que irão germinar Brasil afora”, declarou.

WhatsApp Image 2018 06 19 at 11.57.06

Piracema

Durante toda a manhã os alunos espalharam-se pelo local da conferencia em oito oficinas, denominadas estacoes de conhecimento, marcando o momento ‘piracema’ da V CNIJMA. Foram realizadas atividades de agrofloresta, pluviômetro, música, teatro, mão na água, vídeo, danças circulares e de uso consciente da água. Todas as atividades buscaram ensinar os participantes sobre ações importantes de forma lúdica, conscientizando-os sobre os diversos aspectos da água.

WhatsApp Image 2018 06 19 at 11.57.04

Após as oficinas terem concluídos as atividades, os grupos retornaram ao auditório para compartilhar tudo o que haviam aprendido. A apresentação, ou “Encontro das Águas”, foi marcada por apelos a uso consciente da água e a importância de cuidado com o meio ambiente. “Nós não somos os jovens do futuro. Somos os jovens do hoje e temos que melhorar para algo melhor para os próximos, os jovens do amanhã”, declarou Kauã do Rio de Janeiro.

WhatsApp Image 2018 06 19 at 11.57.08

Durante toda esta terça-feira (19), as delegações e os cerca de 400 estudantes retornam ao seu estado para aplicar todo o conhecimento aprendido na V CNIJMA.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal