Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Jornada sobre a água integra estudantes por meio de jogos colaborativos

Jornada sobre a água integra estudantes por meio de jogos colaborativos

Sumaré/ SP, 18 de junho de 2018 - Neste domingo (17), a programação da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA) apresentou vivências educativas aos estudantes. Por meio de jogos colaborativos e o apoio dos Escoteiros do Brasil, os participantes que chegaram à conferência como nascentes e juntaram-se em rios, uniram-se mais uma vez para formar as bacias hidrográficas, grupos maiores de alunos de todos os estados brasileiros.

Materia dia 3 1

“Essa união apresenta uma variante cultural muito grande. Então a gente apresentou alguns jogos para que eles socializem ainda mais e aprendam brincando, que é a ideia de toda a metodologia da conferência”, explica o jovem facilitador Del-Alisson Miranda.

“Todo mundo está criando mais laços.Começamos a pensar o quão importante é a água”, contou a estudante de Santa Catarina Alana Miranda. “Antes de tudo isso acontecer, eu não tinha noção das escolhas que acontecem e o quão elas são importantes para o meio ambiente”, completou.

Enquanto as bacias hidrográficas participavam dos jogos, os educadores reuniram-se com o idealizador da metodologia da V CNIJMA Edgard Gouveia, que fez dinâmicas de integração com os professores. O grupo se dividiu para pensar em estratégias e planos para os próximos passos relacionados aos projetos dos alunos e para a comunidade escolar. “Sonho que se sonha sozinho é apenas um sonho. Sonho que se sonha junto é o começo da realidade”, entoou o grupo fazendo referência à letra de Dom Helder Câmara.

Após as atividades, a V CNIJMA fez uma pausa na programação para que os participantes pudessem torcer pela seleção do Brasil no jogo com a Suíça pela Copa do Mundo, transmitido no auditório onde é realizada a conferência.

MAteria 3 dia

 

Vídeo

Fotos

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal