Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Recepção calorosa marca chegada de delegações à V CNIJMA

Recepção calorosa marca chegada de delegações à V CNIJMA

Sumaré/SP, 16 de junho de 2018 - Pouco a pouco, estudantes de escolas de norte a sul do Brasil encheram de animação os espaços da Estância Árvore da Vida, em Sumaré, São Paulo, onde acontece a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA). A partir desta sexta-feira (15), os estudantes unem-se aos facilitadores, professores e especialistas, formando um grupo de cerca de 600 pessoas, para refletir sobre o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

WhatsApp Image 2018 06 15 at 21.49.41 1

Hoje, cada delegação foi recebida calorosamente pelos jovens facilitadores, de 18 a 30 anos, que guiarão os estudantes durante as missões preparadas para os quatro dias de atividades. A coordenadora pedagógica da V CNIJMA, Daisy Cordeiro, crê que essa experiência será transformadora. “As conferências infantojuvenil são como um divisor de águas. Os estudantes e professores saem daqui com outra visão, pois percebem a criatividade e capacidade de uma escola mais sustentável”, afirma Daisy acrescentando a união que o processo proporciona ao reunir estados e regiões do Brasil.

WhatsApp Image 2018 06 15 at 21.49.39 1 1

Essa transformação é confirmada no depoimento de jovens que estiveram nas conferências anteriores. “Participar da conferência influenciou toda a minha vida. Se hoje sou ambientalista é porque estive aqui anos atrás”, conta Bárbara Cardoso do Amapá que foi delegada na terceira CNIJMA e participa como jovem facilitadora na quinta edição. Já João Paulo Angeli do Paraná está na sua primeira participação no processo. “É gratificante e transformador fazer parte desta criação. Ver a empolgação de todos desde a etapa escolar, chegar aqui e ver tantos projetos interessantes e crianças interessadas é gratificante”, disse.

O primeiro dia de atividades foi reservado para recepção e ambientação dos participantes, quando foi lida a profecia das águas, que orientará as missões dos dias seguintes. Neste sábado (16) às 9h, será realizada a abertura oficial da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente com a presença de representantes dos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, organizadores da V CNIJMA.

A conferência

No total, a etapa final da V CNIJMA conta com a presença de cerca de 600 pessoas, entre estudantes, jovens facilitadores, professores, especialistas e equipe técnica. A programação baseia-se na aprendizagem por meio de games, ou uma jornada em forma de gincana, que promove práticas pedagógicas de educação ambiental de forma participativa e estimula ações transformadoras que poderão ser replicadas no cotidiano e nas comunidades escolares. Haverá também uma feira de projetos dos estados onde os participantes poderão compartilhar experiências e aprimorar seus projetos.

WhatsApp Image 2018 06 15 at 21.49.39 1

WhatsApp Image 2018 06 15 at 21.49.36

WhatsApp Image 2018 06 15 at 21.49.36 1

A V CNIJMA é um processo de adesão voluntária dividido em quatro etapas: escolar, municipal ou regional, estadual e, agora, a nacional. O início da quinta edição foi marcado com as conferências escolares, que mobilizou cerca de 9.700 escolas em torno desse processo educativo, elaborando projetos de ação sobre o tema água para transformar a realidade da escola e seu entorno.

 

Vídeo no Youtube

Fotos

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal