Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Delegações chegam para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Delegações chegam para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Alunos de todo o Brasil começam a chegar hoje (15) para a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (V CNIJMA), em Sumaré, São Paulo. Durante quatro dias, cerca de 500 estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental de todo o país participam das atividades da última etapa da conferência, que é realizada em Sumaré, São Paulo. O processo é promovido há 15 anos pelos Ministérios da Educação e o do Meio Ambiente e, em 2018, tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

47aa15ee da75 40fc a493 60f516af3075

O objetivo é engajar estudantes brasileiros de 11 a 14 anos no diálogo sobre as diversas dimensões da água, uma temática tão importante para o planeta. Desde o segundo semestre de 2017, eles participam do processo de construção de projetos relacionados ao uso sustentável da água e foram escolhidos para representar sua escola e seu estado na etapa nacional.

No total, a Conferência Nacional contará com 700 pessoas, entre estudantes, jovens facilitadores, professores, especialistas e equipe técnica. A programação baseia-se na aprendizagem por meio de games, ou uma jornada em forma de gincana, que promove práticas pedagógicas de educação ambiental de forma participativa e estimula ações transformadoras que poderão ser replicadas no cotidiano e nas comunidades escolares. Haverá também uma feira de projetos dos estados onde os participantes poderão compartilhar experiências e aprimorar seus projetos.

71170d52 391b 44af bf12 12a34d785cd4

A V CNIJMA é um processo de adesão voluntária dividido em quatro etapas: escolar, municipal ou regional, estadual e, agora, a nacional. O início da quinta edição foi marcado com as conferências escolares, que mobilizou cerca de 9.700 escolas em torno desse processo educativo, elaborando projetos de ação sobre o tema água para transformar a realidade da escola e seu entorno.

SERVIÇO

V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente - Etapa Nacional

Data: 15 a 19 de junho de 2018, com abertura oficial às 9h deste sábado (16/6).

Local: Estância Árvore da Vida, Sumaré, São Paulo.

Realização: Ministério da Educação e Ministério do Meio Ambiente

Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (61) 2022-9192

Site: http://conferenciainfanto.mec.gov.br

Redes sociais:

Facebook

Youtube

Vídeo da V CNIJMA

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal