Portal do Governo Brasileiro

Rio Grande do Norte faz III Conferência Estadual

A Secretaria de Educação do RN promove hoje (28) e amanhã (29), a III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA). O encontro tem como objetivo debater sobre projetos que, no âmbito escolar, apresentem como temática o meio ambiente, com a participação ativa das escolas para promoção de políticas públicas. A abertura oficial do evento aconteceu às 14h30, no hotel Holliday Inn, em Natal.

Em sua fala, a Secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, discursou sobre a importância da temática abordada. “É necessário discutir sobre a questão ambiental e a temática da água, cuidar desse bem valioso. Precisamos ser coerentes e conscientes com as ações ao meio ambiente desde as pequenas coisas. Que estes sejam momentos valiosos de muito crescimento, de ampliação da compreensão e do fortalecimento do discurso de defender o que se acredita”, disse.

A CEIJMA integra a V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – V CNIJMA, que tem por tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Aqui no estado, a Conferência segue a etapa nacional e traz o tema “Vamos Cuidar do Rio Grande do Norte Cuidando das Águas”.

RN

Na programação de abertura, o evento contou com uma mostra de vídeos da realização da etapa local da conferência nas escolas. O evento vai apresentar os delegados escolhidos para representar o Rio Grande do Norte na etapa nacional da Conferência, que vai acontecer de 15 a 19 de junho, na cidade de Sumaré/SP.

“Esse processo iniciou no dia a dia, na escola, através das atitudes responsáveis com o meio ambiente em busca de resoluções para problemas socioambientais. Sem dúvidas, o retorno desses estudantes a sua comunidade desencadeará desdobramentos positivos na incorporação de práticas socioambientais tão importantes para a manutenção do meio ambiente”, explicou a subcoordenadora de ensino fundamental, uma das responsáveis pela organização do evento, Isabella Reis.

De acordo com o Ministério da Educação, em 2003 aconteceu a primeira conferência nacional com a participação de 15.400 escolas; a segunda ocorreu em 2006 com 11.475 escolas; a terceira sucedeu em 2009 e reuniu 11.631 escolas, mobilizando 3,5 milhões de estudantes, educadores e comunidades. Em 2013, foi realizada a quarta conferência mobilizando 16.538 escolas com, aproximadamente, 5 milhões de pessoas, em 3.519 municípios. Este ano já são registradas a participação de 10 mil escolas em todo o Brasil.

“Eu queria dizer aos delegados que a grande importância é a conferência da escola, o projeto que é aprovado e selecionado é o que começa a mudar a realidade local, da sua escola, do seu bairro, da sua casa”, declarou o Representante do Ministério da Educação, Lorival Inácio.

São parceiros deste evento o Ministério da Educação (MEC), Instituto de Gestão das Águas do RN (IGARN), Companhia de Água e Esgotos do RN (CAERN), Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), Universidade Federal do RN (UFRN), Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), Universidade Estadual do RN (UERN), Secretaria De Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

A CEIJMA

Em sua terceira edição, a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente constitui um processo pedagógico que traz a temática água na dimensão socioambiental, política, econômica, entre outras, para os diálogos realizados em sala de aula por meio de uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil.

No total, 148 escolas apresentaram seus projetos na etapa local, onde 62 foram selecionadas para participar da Conferência Estadual. Agora, os 17 delegados selecionados nessa etapa, sendo um de cada escola/projeto, vão representar o RN na última fase da Conferência.

fonte: http://www.educacao.rn.gov.br/

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal