Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Escolas da Paraíba participam da Conferência Nacional Infantojuvenil do Meio Ambiente

Escolas da Paraíba participam da Conferência Nacional Infantojuvenil do Meio Ambiente

Uma delegação com 17 alunos de escolas das redes Estadual e municipais de ensino vai representar a Paraíba na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo meio ambiente, que será realizada na cidade de Sumaré (SP), no período de 15 a 19 de junho de 2018. A escolha dos delegados ocorreu na II Conferência Estadual Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA), realizada nos dias 16 e 17 de maio, mediante apresentação de projetos desenvolvidos nas escolas, sendo 14 do ensino regular e três das ações afirmativas (indígena, quilombola e de assentamentos).

O evento estadual foi promovido pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia (SEIRHMACT), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEE) e secretarias municipais de Educação, Ministério do Meio Ambiente (MMA)e Ministério da Educação (MEC), entre outras instituições públicas que compõem a Comissão Organizadora Estadual (COE).

paraiba1

Para a gerente executiva de Meio Ambiente da SEIRHMACT, Vanessa Fernandes, “as conferências representam um momento de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens de todo o Brasil, aqui em destaque a do Estado, promovendo a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas, além de estimular a proposição de ações e projetos no contexto da temática socioambiental. Uma vez que a Conferência se consagra num processo pedagógico e dinâmico, oportunizando diálogos e reflexões voltadas para a valorização da cidadania ambiental na comunidade escolar e nas famílias a partir da educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora”, destacou.

Segundo Vanessa, durante a Conferência Estadual, também houve momentos voltados para os professores. “Foram 53 professores participantes, tanto da rede estadual quanto das escolas municipais, que passaram dois dias dialogando sobre as possibilidades, estratégias e desafios da educação ambiental, numa perspectiva interdisciplinar e inovadora. Tenho certeza que dessas provocações iniciais, virão muitas ideias e projetos educativos que tratam das questões ambientais de maneira interativa e lúdica”, afirmou.

A Conferência Nacional contará com representantes das 27 Unidades da Federação, com idade de 11 a 14 anos, matriculados no Ensino Fundamental. Foram mobilizadas 368 escolas de todo o Estado, que inscreveram seus projetos no site oficial da Conferência Estadual de Educação. Após seleção desses projetos pela COE, 51 escolas foram selecionadas para participar da II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que aconteceu nos dias 16 e 17 de maio de 2018 em João Pessoa-PB.

O evento está na quinta edição e este ano trata do tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. A pauta foi desenvolvida em quatro momentos: mobilização das escolas, conferência nas escolas, Conferência Estadual e Conferência Nacional. Mais informações podem ser obtivas no endereço http://conferenciainfanto.mec.gov.br/.

Fonte:Governo da Paraíba

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal