Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Escolas de Campina Grande são selecionadas para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Escolas de Campina Grande são selecionadas para Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Duas escolas do Sistema Municipal de Ensino de Campina Grande vão integrar a delegação que vai representar o estado da Paraíba na última etapa da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, que este ano tem como tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”.

paraiba

A seleção das 17 escolas que integrarão a delegação paraibana foi realizada na etapa estadual da Conferência, promovida nos dias 14 e 15 de maio, em João Pessoa. As selecionadas de Campina Grande foram as escolas municipais CEAI Governador Antônio Mariz e CEAI Elpídio de Almeida. Além delas, também representaram a cidade na etapa estadual da CNIJMA as escolas municipais Doutor Chateaubriand e Lions Prata.

No caso do CEAI Governador Antônio Mariz, o projeto selecionado foi “A Confecção e o Uso de Calhas Pet na Preservação do Meio Ambiente”, apresentado no evento pelo representante da escola, o aluno João Victor Silveira, do 8º ano. Já o CEAI Elpídio de Almeida, representado na Conferência pela aluna Jhenifer Karoline Araújo, do 7º ano, apresentou o projeto “Racionando Água em Casa e na Escola”.

De acordo com a coordenadora de Educação Ambiental da Seduc, Robênia Nunes, o resultado reflete a consistência do trabalho realizado pelas escolas que, independentemente das ações da Conferência, já trabalhavam as questões relacionadas ao meio ambiente no cotidiano dos alunos, despertando neles o interesse pelos princípios da sustentabilidade.

“A Conferência veio para despertar ainda mais nos alunos o interesse pelas causas ambientais, fazendo com que as lições aprendidas no cotidiano escolar se transformassem também em atitudes concretas desenvolvidas pelos estudantes em suas comunidades”, pontuou.

A Conferência

Voltada para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 11 e 14 anos, a Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) incentiva os jovens a desenvolverem projetos e pesquisas que proporcionem uma reflexão sobre a temática socioambiental, considerando seus desafios e alternativas, no âmbito da escola e em seu entorno.

Para chegar à etapa nacional é preciso, inicialmente, promover na própria escola a primeira fase da Conferência, onde grupos de alunos apresentam para a comunidade projetos referentes ao tema geral. Nessa etapa, incentivando o protagonismo juvenil, são os próprios estudantes que votam para escolher o melhor projeto da escola.

Em seguida, na etapa municipal, são escolhidas as escolas com os melhores projetos para representar a cidade na Conferência Estadual. Finalizadas as três etapas, as escolas e trabalhos selecionados seguem agora para a última fase, que será realizada em Brasília de 15 a 19 de junho.

Fonte: Codecom

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal