Portal do Governo Brasileiro

Piauí realiza etapa estadual da V CNIJMA

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou, nesta quinta-feira (10), a abertura da etapa estadual da V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), no Diferencial Buffet. Participam do evento 50 alunos que tiveram projetos selecionados e seus orientadores.

Com o tema "Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas", a V CNIJMA, organizada pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente, é realizada por adesão espontânea das escolas do segundo segmento do Ensino Fundamental, representando um marco na política de Educação Ambiental do País.

O processo da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente envolve quatro etapas em âmbito local, estadual e nacional. Primeiro foram realizadas as Oficinas de Conferência, momento preparatório das Conferências nas Escolas e de formação dos responsáveis pela condução das atividades. A Conferência na Escola foi a etapa em que estudantes, professores e demais interessados reuniram-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lugar privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local. As Conferências nas Escolas foram registradas no sistema e elegeram delegados e suplentes para participar da etapa estadual.

seduc

"Consideramos a etapa na escola um dos momentos mais importantes porque a comunidade escolar como um todo se reúne para analisar e estudar sobre a questão da água e, a partir da análise e identificação dos problemas, eles elaboram o projeto para minimizar ou solucioná-lo", afirma a gerente de Inclusão e Diversidade, Luíza Solano.

De acordo com a gestora, mais de 600 escolas do Estado realizaram a etapa da conferência na escola. "Dessas, a coordenação estadual selecionou 50 projetos que, durante esta conferência estadual, serão analisados para que apenas um seja encaminhado para Brasília para representar o estado do Piauí", explica.

Além do projeto que vai representar o Estado, 14 jovens delegados, na faixa etária de 11 a 14 anos, que participaram de todo o processo da conferência na escola vão participar da Conferência Nacional.

seduc1

Aos 12 anos, Ana Beatriz Sousa, estudante da localidade Nazaré, comunidade indígena do Piauí que está em processo de reconhecimento, fala sobre seu projeto e a importância da preservação da água. "Fizemos uma feira com os trabalhos falando sobre a importância da preservação da água e principalmente sobre os rios que nossa comunidade possui e que estão se acabando aos poucos por conta da poluição e das queimadas feitas pelos agricultores da região, para levar o conhecimento a todos e ajudar a preservar a natureza", garante Beatriz.

Segundo o diretor da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Ellen Gera, a realização da conferência no Piauí faz parte do planejamento estratégico da secretaria, em especial do Pacto pela Aprendizagem, que tem como um dos objetivos ter alunos com alta expectativa de aprendizagem e formação cidadã na rede pública estadual.

"A conferência é um exercício de cidadania. Estamos nesse momento trabalhando um cidadão que reconhece a importância do cuidado com o meio ambiente e essa é a grande conexão com o planejamento estratégico que fizemos enquanto secretaria da Educação", diz o gestor.

O encontro estadual segue até sexta-feira (11).

Fonte: Seduc

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal