Portal do Governo Brasileiro
  • Início
  • Notícias
  • Estudantes da Bahia trabalham na revitalização do Rio Baixinha

Estudantes da Bahia trabalham na revitalização do Rio Baixinha

Os estudantes do Colégio Estadual Pinto de Aguiar, no bairro de Mussurunga, em Salvador, promoveram, nesta quinta-feira (12/04), uma grande mobilização como parte da etapa escolar da III Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada de 7 a 9 de maio, em Salvador. Com o tema “Vamos cuidar do Brasil cuidando das Águas”, os alunos realizaram apresentações de projetos sobre o uso responsável da água, a proteção e revitalização dos rios, sobre o saneamento básico e o reuso das águas. A programação também envolveu palestras, exposições de cartazes e maquetes e produção de grafite direcionada ao tema.

Segundo a diretora da unidade, Ana Paula Ramos, o projeto vem sendo desenvolvido ao longo do mês. “Os alunos trabalharam junto com os professores de modo coletivo em volta do nosso tema ‘O Pinto de Aguiar cuidando das águas’. Foram desenvolvidos alguns projetos como o aproveitamento da água dos bebedouros evitando o desperdício, a conscientização de preservação do rio da Baixinha, discutindo sua revitalização, além de discutir como a tecnologia digital pode beneficiar a nossa comunidade. Nesta culminância, estamos apresentando esses projetos para a escolha daquele que vai nos representar na Conferência”, contou.

A estudante do 7º ano, Lorena Santos, 13 anos, falou do projeto que busca a revitalização do rio da Baixinha. “Procuramos conhecer a história do rio, onde ele nasce e os locais que percorrem na região. Por meio de depoimentos, pudemos saber que antigamente o rio era limpo, com muitos peixes e moradores chegavam a tomar banho, mas agora ele é poluído. Criamos uma página no Facebook para conscientizar todos sobre esta revitalização”, afirmou.

colpinto

Fonte:Colégio Estadual Pinto de Aguiar

Já o estudante do 9º ano, Marcelo Silva, destacou a importância de motivar os colegas a participarem das ações. “Como líder de classe, estou sempre incentivando os amigos a se engajarem nestes projetos que são muito bacanas para a nossa aprendizagem e formação como cidadãos. Ainda sou um dos responsáveis pela organização da Eco gincana que busca mobilizar a escola e a comunidade para temas sustentáveis. O tema sobre a água vem em um momento que precisamos realmente debater sobre o assunto e sua preservação”, disse.

Ainda realizaram, nesta quinta-feira, a culminância da etapa escolar da III Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, os Colégios Estaduais Cônego Cupertino de Lacerda, em Feira de Santana, e Eraldo Tinoco Melo, em Dom Macedo Costa. Amanhã (13), será a vez dos estudantes do Colégio Estadual Doutor Eliel da Silva Martins, em Sapeaçu.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal