Portal do Governo Brasileiro

Conferência nas Escolas


A Conferência na Escola envolve toda a comunidade escolar, de todos os turnos sem restrição de faixa etária e série. É o momento em que estudantes, professores e demais interessados reúnem-se para dialogar sobre como transformar sua escola em um espaço educador sustentável, constituindo-se, assim, em um lócus privilegiado para aprofundar o debate sobre o tema da Conferência em nível local.

Cada escola construirá ou fortalecerá a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola - COM-VIDA que deverá organizar a conferência envolvendo a comunidade com o Tema Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas. A escola deverá elaborar um projeto de ação, de acordo com os conhecimentos adquiridos no cotidiano escolar e nos materiais pesquisados, a ser colocado em prática após o evento; divulgar o projeto; eleger um delegado ou delegada (e suplente) que deverão estar cursando os anos finais do ensino fundamental até o período da Conferência Estadual e ter entre 11 e 14 anos no período da etapa nacional da V CNIJMA; e compartilhar o resultado do trabalho coletivo com outras escolas e com a comunidade.

Para entender como realizá-la consulte a publicação "Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola".

Conferências nas Escolas (etapa obrigatória) – devem ser realizadas até 31 de março de 2018. Ficará a critério de cada escola a duração e a programação, desde que obedecidos os princípios e critérios estabelecidos no Passo a Passo para a Conferência de Meio Ambiente na Escola. O cadastramento dos resultados da Conferência na Escola no site da Conferência deve ser realizado até dia 03 de abril de 2018.

Importante!! Os cadastramentos incompletos ou fora do prazo não serão considerados.

© Ministério da Educação. Todos os direitos reservados | Desenvolvimento: DTI - MEC - Governo Federal